Subscribe:

10/12/2010

Jutsos


Jutsu em Naruto são as combinações de movimentos para a criação de uma técnica ninja, ou seja, Jutsu é a mística arte que um ninja usa na batalha. Para usar um Jutsu um ninja precisa usar o Chakra. Chakra vem de dois lugares: da energia do corpo nas trilhões de células (essa fonte também é chamada Stamina) e da energia espiritual e mental adquirida por meio de exercícios e/ou experiência em batalha. Um outro uso do Chakra além dos jutsus é a habilidade de andar pelas paredes (ou qualquer objeto) e andar pela água, controlando o fluxo de chakra nos pés. Também se pode concentrar chakra nas mãos na hora de dar um soco, chakra nas pernas para um pulo maior, e assim em diante. Fazendo um selo de mão o ninja consegue manifestar o Jutsu desejado. Por causa do extensivo número de selos de mão e as diferentes combinações existem centenas de Jutsus para serem usados. Baseado em qual Jutsu o ninja usa, o tipo e a quantidade de Chakra será diferente, assim como o elemento que é usado.

Os Jutsus podem entrar em cinco elementos principais, que são: Fogo (Katon), Água (Suiton), Terra (Doton), Vento (Fuuton) e Raio (Raiton), mas em alguns casos há elementos especias Madeira, que é Água mais Terra (Mokuton = Suiton + Donton), e, Gelo, que é Água mais Vento (Hyuuton = Suiton + Fuuton). Cada ninja nasce com uma predisposição para algum elemento em específico, que ele aprende e usa com mais facilidade do que qualquer outro elemento. Os ninjas (Shinobis) do Clã Uchiha, por exemplo, têm facilidade com Jutsus Katons pois isso está ligado a hereditariedade desse Clã, algo passado de geração para geração. Porém ele ter uma predisposição a Jutsus Katon não significa que ele usará apenas esse elemento: ele possui acesso a todos os elementos, mas sua facilidade e força são Jutsus Katon. Com o desenvolver, esse ninja pode aprender outros elementos, usando-os com certa facilidade. Mesmo assim, o ninja não pode usar vários elementos ao mesmo tempo, ele só pode usar um elemento por vez.

Para saber qual elemento o ninja (Shinobi) tem maior predisposição, existe um processo muito simples. Primeiro precisa fazer uma folha de papel a partir de uma árvore muito antiga que se alimenta de Chakra. O ninja segura o papel, e insere seu Chakra nele, acontecendo uma reação: se o papel ficar picado em pequenos pedaços, será o elemento Doton (terra); se o papel queimar, será Katon (fogo); se ficar molhado, será Suiton (água); se partir-se ao meio, será Fuuton (vento); se ficar amassado, será Raiton (trovão).

Para poder usar um Jutsu de algum elemento, o ninja precisa de alguns passos. Primeiro, ele precisa mudar a "fonte" do Chakra. O Chakra vira um dos elementos, desse modo. Depois, ele altera o "formato" do Chakra, criando assim o Jutsu desejado. Um exemplo é o Ninjutsu Chidori: o ninja altera a "fonte", transformando o Chakra em corrente elétrica; depois, ele altera o "formato", e nessa hora o poder do ataque é decidido, colocando a potência, o tamanho. Se o Jutsu não tiver a mudança da "fonte" para um dos elementos, ele não terá nenhum elemento, como é o caso do Ninjutsu Rasengan, que apenas altera o formato do chakra, transformando num rodopio incessante de Chakra na palma da mão do naruto.

Ninjutsu

Ninjutsu é qualquer técnica que use manipulação de Chakra para ser realizada, e é a mais tradicional das artes ninja. Geralmente precisam de selos manuais (que moldam o Chakra em formas específicas) e muita concentração para funcionarem com eficiência. Quanto maior for a experiência do Shinobi (Ninja), mais rápida é a velocidade da técnica, e às vezes o uso de selos se torna desnecessário.

Alguns ninjutsus podem ser classificados como ninjutsus elementais, quando usam um elemento específico:

- Doton (Elemento Terra); Ex. Doryuuheki
- Suiton (Elemento Água); Ex. Suijinheki
- Katon (Elemento Fogo); Ex. Goukakyuu no Jutsu
- Fuuton (Elemento Vento); Ex. Fuuton: Rasenshuriken
- Raiton (Elemento Eletricidade); Ex. Chidori

Além desses, existem combinações de elementos que só podem ser utilizados através de Kekkei Genkai (Linhagem Sangüínea Avançada) ou pelos Bijuu's:

- Mokuton (Madeira); Ex. Moku Bunshin no Jutsu
- Hyouton (Gelo); Ex. Haryuu Muuko
- Youton (Lava); Ex. - Youton no Jutsu;

- Suna (Areia) Ex Sabaku sousou

Genjutsus

O Genjutsu manipula Chakra para atingir o sistema nervoso do adversário, confundindo e enganando os cinco sentidos (paladar, olfato, visão, audição e tato) para assim criar ilusões. Apesar de parecer algo simples, Genjutsus podem ser agressivos o bastante para paralisar um shinobi experiente e deixá-lo em estado de choque, vulnerável a ataque ou permitindo assim a fuga do usuário de Genjutsu.

Mesmo o mais simples dos Genjutsus exige que o usuário tenha boa manipulação de chakra e seja inteligente o suficiente para saber usar esse tipo de técnica numa batalha. Da mesma forma, um ninja precisa ter uma capacidade intelectual razoável para conseguir reconhecer e desfazer um Genjutsu; ou, no caso do Clã Uchiha, ter o Sharingan desenvolvido e ativado. No entanto, tudo depende do nível da técnica utilizada.

Como o Genjutsu usa o Chakra da vítima contra ela mesma, a forma mais comum de cancelar seu efeito é interrompendo o fluxo natural de Chakra, através da técnica Kai. Se isso não funcionar, a dor intensa consegue acabar o efeito da ilusão, ou alguém livre do Genjutsu pode inserir seu próprio Chakra no fluxo da vítima para interromper a técnica. Dentre os Genjutsus, se destacam os usados por Sharingan e Mangekyou Sharingan.

Outra técnica para cancelar o Genjutsu é nocauteando o criador da técnica.

Taijutsu

Taijutsus são técnicas que envolvem o uso das artes marciais (com estilos de luta específicos ou livres), e também qualquer tipo de aprimoramento das habilidades naturais do Shinobi (Ninja). Por isso, Taijutsu se apóia principalmente na própria energia do corpo, sem muita necessidade de manipulação de Chakra em sua forma primitiva.

No entanto, misturar controle de Chakra com habilidades de combate corporal aumenta, e muito, a eficiência e o poder dos golpes, como o Jyuuken do Clã Hyuuga de Konoha e os socos e chutes poderosos da Godaime Hokage, Tsunade, e de sua pupila, Haruno Sakura.

Um ninja (Shinobi) bem treinado em Taijutsu pode muito bem lutar e cumprir suas missões sem precisar de ninjutsus ou genjutsus, como é o caso do mestre do Taijutsu Maito Gai, e de seu pupilo, Rock Lee.

- Taijutsu (Naruto) Dynamic Kick

Fuuinjutsu

Os Fuuinjutsus são Ninjutsus de selamento, que aprisionam espíritos, Bijuus, Chakra, armas e quaisquer outros seres animados ou inanimados em algo ou alguém. Versáteis, podem servir tanto para conter um demônio quanto para carregar um grande número de armas em um pergaminho, dependendo, é claro, do nível de dificuldade, e da habilidade do Shinobi (Ninja). Esta categoria se sub-divide em Juin Jutsu

Hijutsu

Hijutsus é um termo do anime/mangá Naruto que se refere à habilidades especiais e secretas limitadas a certos indivíduos (passadas pela família) ou a Clãs com linhagem sangüineas avançadas de sangue (Kekkei Genkai). Habilidades inventadas e usadas por um determinado Shinobi (Ninja) pode se classificar como um Hijutsu.

Kekkei Genkai

No anime e mangá "Naruto", um kekkei genkai (血継限界, kekkei genkai ? literalmente "Linhagem Sangüínea Avançada" ou "Linhagem Avançada") é uma propriedade passada geneticamente dentro de um Clã ou por mutação (ex: "Mokuton" do Shodai hokage) que não pode ser imitado ou duplicado por métodos normais, embora seja possível copiá-los usando manipulação genética ou atráves de transplante. Kekkei genkai são benéficos, e geralmente ajudam um shinobi durante as batalhas ou em outras situações.

Doujutsu

Doujutsu (Técnica Ocular) é o nome que se dá para as Kekkei Genkai mais avançadas, todas estão presentes nos olhos e aumentam as habilidades de Ninjutsus, Taijutsus e Genjutsus. Existem Jutsus que só podem ser executados com a ajuda desses Doujutsus, como alguns Hijutsus. Cada um dos Doujutsus tem uma habilidade própria, que apenas membros do determinado Clã possuem.

Ex: Sharingan, Rin'nengan, Byakugan, etc.

Kinjutsu

Kinjutsus, no mundo de Naruto, são Jutsus proibidos por inúmeras razões, normalmente pelo criador ou pela autoridade de um vilarejo Ninja (Vila Oculta). Normalmente, o efeito desses jutsus são milagrosos, como a regeneração instantânea e a ressurreição, porém o preço que o usuário deve pagar para fazê-lo é algo inaceitável. Outra razão da proibição seria pela maldade que ele gera.

Senjutsu

Senjutsus (Arte Eremita) são Jutsus que utilizam três (3) tipos de fontes de energia: a Força Espiritual, a Stamina e a Energia da Natureza (que pode ser obtida a partir da atmosfera, da terra, enfim de qualquer elemento da natureza).
Ao contrário dos Ninjutsus, que utilizam somente a energia interna do indivíduo (a Força Espiritual e a Stamina combinados formam o Chakra), o Senjutsu utiliza também a energia exterior, a Energia da Natureza, formando assim uma nova e mais poderosa forma de Chakra.

0 comentários:

Postar um comentário